Total de visualizações de página

25 de março de 2011

Prefeitura de Nova Pádua assina gemellaggio com Fontaniva (IT)

Em comemoração aos 19 anos de emancipação política, na noite desta quarta-feira, dia 23, Nova Pádua realizou a assinatura do acordo Gemellaggio entre o município e Fontaniva, província de Padova, na Itália. O acordo concretiza a irmandade entre as duas cidades, o que as possibilitará um intercâmbio cultural, turístico e comercial. “Esse é um passo muito importante para Nova Pádua, pois marca o estreitamento de laços de amizade e interação em diferentes áreas com a nossa cidade irmã”, discursou, em dialeto, o prefeito do município, Itamar Bernardi.

Para o prefeito de Fontaniva, Marcelo Mezzasalma, a assinatura do Gemellaggio é motivo de muito orgulho. Em seu discurso, ele ressaltou os pontos positivos do município paduense como a qualidade de vida e a educação de primeiro mundo e disse que será um orgulho receber os irmãos para troca de informações e culturas. Mezzasalma foi presenteado com uma bandeira de Nova Pádua e retribuiu a gentileza, distribuindo lembranças que simbolizam o município italiano a todos os componentes da mesa de autoridades.

A proposta do convênio foi originada quando um grupo de paduenses da Associação Vêneta esteve na Itália. O vice-prefeito Ronaldo Boniatti viajou junto para protocolar uma carta de interesses na prefeitura de Fontaniva. Cerca de 400 pessoas, entre comunidade e autoridades, prestigiaram a atividade. Após a solenidade, o público assistiu a apresentação da peça teatral italiana Il Bugiardo (O mentiroso), da Companhia de Teatro Kalambur.

Além dos prefeitos das cidades gêmeas, participaram da solenidade o vice-prefeito de Nova Pádua e coordenador do Gemellaggio, Ronaldo Boniatti; o presidente do legislativo paduense, Elói Marin; o reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Isidoro Zorzi; o vice-presidente da Associação Polezani nel Mondo e presidente da Academia Vêneta delo Spetáculo, Marco Di Lello; o vice-presidente do Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul, Tarcisio Michelon; o coordenador dos Trevisani nel Mondo, Elio Zanette; o presidente da Associação Vêneta de Nova Pádua, Alvírio Tonet, vereadores e secretários municipais. (JORNAL O FLORENSE, 25.3.2011)



 
Denise Demoliner (4ªD) e Pedro Ferrari (1ºE) Presidente do Departamento Jovem e Secretário do Circolo Vicentino de Flores da Cunha prestigiaram o evento.