Total de visualizações de página

23 de outubro de 2009

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA : Cooperativas Vinícolas de Flores da Cunha








O Museu Municipal Pedro Rossi, abre na próxima quarta-feira, dia 04 de novembro, as 19h a exposição temporária que terá como tema “Cooperativas Vinícolas de Flores da Cunha”. O assunto vem novamente em destaque, em função da celebração dos 80 anos de renascimento do cooperativismo na região, sendo que em novembro de 1929, nasceria a 1ª cooperativa em Nova Trento, que foi a Cooperativa Vinícola Otávio Rocha.
A exposição contará com fotos ampliadas, documentos e será realizada junto ao grande acervo do Museu Pedro Rossi, no centro da cidade.
A exposição também é fruto de pesquisas e motivações para a elaboração do livro “Cooperativas Vinícolas de Flores da Cunha” do historiador Floriano Molon. O livro, que também terá sessão de autógrafo, na noite de 04 de novembro, narra os problemas enfrentados pelos produtores de uva e vinho no final do século XIX, a vinda do advogado italiano José Stefano Paterno em 1911, que incentiva o surgimento do cooperativismo na região, bem como, o trágico desaparecimento de praticamente todas as cooperativas. O ressurgimento dessas idéias por volta de 1929, influenciadas pela quebra da Bolsa de Nova Iorque, motivou a fundação das primeiras cooperativas: Forqueta/Caxias do Sul, Emboaba/Nova Milano, São Vitor/Caxias do Sul e Otávio Rocha (30/11/1929 – Nova Trento) e dezenas de outras a partir de 1930. Na mesma década de 1930, com o apoio do Governador do Estado General Flores da Cunha e do Prefeito Heitor Curra, o cooperativismo recebe novo incentivo, mas não tendo linha férrea e nem sistema eficiente de comunicação, em 1938, cinco cooperativas florenses: Otávio Rocha, 03 de Outubro da Linha 60, São João do Trav. Alfredo Chaves, Santo Antônio de Nova Pádua e Trentina de Flores da Cunha se unem em consórcio e instalam a nova sede em Caxias do Sul. Desta fusão surge a nova Cooperativa Santo Antônio, que monta a sua sede em Caxias, à margem da malha ferroviária. A única Cooperativa da terra, que não se incorporou foi a São Pedro, localizada no Bairro São Cristóvão.
Um novo capítulo poderia ser escrito neste ano, quando cinco cooperativas da região se uniram, inclusive as duas florenses Santo Antônio e São Pedro, para formar uma nova e forte Cooperativa.
O livro “Cooperativas Vinícolas de Flores da Cunha” para a sua publicação contou com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Flores da Cunha, e pode ser adquirido nos Museus de Flores da Cunha e Otávio Rocha, pelo valor de R$5,00 ou via solicitação ao autor pelo fmolon@cpovo.net.
A exposição conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria da Educação, Cultura e Desporto, Museu e Arquivo Histórico, Associações dos Amigos do Museu e de Otávio Rocha e na noite de abertura será feita uma degustação dos vinhos das Cooperativas.
Fotos: 1- chegada das primeiras uvas no novo prédio; 2 - Fundadores: fundadores da Coop. Otávio Rocha em novembro de 1929; 3 - Cooperativas S. Antônio - desenho unindo os diversos prédios das cooperativas que formavam a nova S. antônio com sede em Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário