Total de visualizações de página

30 de maio de 2013

Somente ‘grazie’


No final de março se concluiu o Curso de Economia e Direito Internacional promovido pela entidade italiana Vicentini nel Mondo. Mais que um curso, se concluiu também um sonho particular. A experiência de conhecer o país de origem de minha família e ainda estudar e conhecer mais sobre a Região do Vêneto foi única e inesquecível. Com os italianos aprendi muito. Aprendi que, ao mesmo tempo em que somos diferentes e de tão longe, temos semelhanças incríveis. A distância de um oceano se torna pequena quando nos deparamos com comidas parecidas, hábitos e maneiras de falar iguais aos nossos.

De uma cultura rica, uma economia tradicional e um povo único, sai da Itália com uma bagagem cultural enorme. De um país que sabe valorizar seus produtos, suas marcas e sua casa. Nós brasileiros temos que aprender um pouco com os italianos, aprender a arte de valorizar o que é nosso. E o que dizer sobre a viagem de volta ao tempo? Dos maravilhosos lugares que conheci, visitar a pequena cidade de Tezze Sul Brenta foi uma das mais gratificantes. Foi de lá, em 1884, que meu bisavô, Giovanni Baggio, partiu à procura de uma vida melhor. E foi lá que encontrei inúmeras pessoas com o mesmo sobrenome que o meu.

Só tenho a agradecer pelo Ente Vicentini nel Mondo pela oportunidade. Obrigada também ao Circolo Vicentino de Flores da Cunha e pelo Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul. Encontrei em Vicenza uma segunda casa, ou talvez uma primeira. Resumindo tudo: Grazie.

Os participantes do curso de Economia e Direito Internacional, em Vicenza:

Ademara Battaglion – Veranópolis (RS)

Camila Baggio – Flores da Cunha (RS)

Giovani Dell’Antonia – Nova Trento (SC)

Cíntia Duso – Caxias do Sul (RS)

Cláudia Fratini – Florianópolis (SC)

Emerson Luiz Marcuzzo Tolio – Santa Maria (RS)

Vanessa Susana Marengo – Rio Cuarto (Argentina)

Cristiano Pivoto Visentini – Santa Maria (RS)

Andressa Vanzin – Erechim (RS)

Ângela Zamberlan – Santa Maria (RS)

TEXTO e FOTOS: CAMILA BAGGIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário